terça-feira, 26 de setembro de 2017

Saiba como é dentro de uma mineradora de bitcoin



A bitcoin tem se tornado um assunto cada vez mais interessante. Seja pelos ganhos potenciais com a especulação, uma vez que a moeda tem se valorizado em ritmos absurdos, seja pelo potencial de transformação no modo como o dinheiro circula pelo mundo. O que muita gente não lembra é que, por trás de todo esse ecossistema, existem as minas que fazem tudo isso funcionar de forma segura.

De uma forma resumida, a bitcoin funciona em um sistema de verificação distribuída. Cada transação é analisada por uma rede descentralizada de computadores que, como recompensa pela função, acabam recebendo bitcoins. A partir desse conceito nascem as minas, que, na prática, são grandes datacenters, com computadores de alto desempenho trabalhando pesado para sustentar o ecossistema bitcoin e, obviamente, faturar alto com isso.

O New York Times teve a oportunidade de conhecer uma dessas minas de pertinho. Na região chamada de Zona de Desenvolvimento Econômico de Dalad, na área da Mongólia Interior da China, em meio a várias fábricas e indústrias, existe a Bitmain, que ocupa oito galpões repletos com 25 mil computadores trabalhando para obter bitcoins. Estima-se que a empresa produza 1 em cada 20 bitcoins mineradas por dia, em um faturamento que supera os US$ 300 mil por dia.
O curioso é que, desta forma, a bitcoin começou a gerar empregos. Cerca de 50 funcionários passam o dia inteiro andando pelos longos corredores, entre os computadores da Bitmain, com um laptop na mão procurando por problemas e verificando cabos. De tempos em tempos eles enchem de água alguns reservatórios que têm como objetivo resfriar o equipamento e impedir que eles superaqueçam, derretam e, pior, provoquem um incêndio. Algumas centenas de ventiladores colaboram para evitar uma tragédia.
Se a bitcoin continuar a tendência de crescimento e valorização, a tendência é que mineradoras como a Bitmain cresçam e passem a empregar ainda mais pessoas. Wang Wei, gerante das instalações da Bitmain em Dalad Banner, afirma ao NYT que acredita que “no futuro, a função pode trazer centenas ou talvez até milhares de empregos, como nas grandes fábricas”.
A situação da Bitmain também ajuda a explicar a contraditória situação da bitcoin na China. O governo pretende banir todas as corretoras que operam no país, tornando dificílimo para os cidadãos chineses adquirirem e realizarem negócios com a moeda. Ao mesmo tempo, o país oferece energia mais barata para a mineração da bitcoin, tornando-se um polo na produção da criptomoeda, abatendo o principal custo de produção.
←  Anterior Proxima  → Página inicial

3 comentários:

  1. Get FREE satoshis over at Moon Bitcoin. 290 satoshi every 50 mins.

    ResponderExcluir
  2. If you're trying to buy bitcoins online, PAXFUL is the best source for bitcoins as it allows buying bitcoins by 100's of payment methods, such as Western Union, MoneyGram, PayPal, Visa, MasterCard, American Express and even converting your gift cards for bitcoins.

    ResponderExcluir
  3. YoBit allows you to claim FREE CRYPTO-COINS from over 100 different crypto-currencies, you complete a captcha one time and claim as much as coins you want from the available offers.

    After you make about 20-30 claims, you complete the captcha and continue claiming.

    You can click CLAIM as much as 30 times per one captcha.

    The coins will stored in your account, and you can convert them to Bitcoins or Dollars.

    ResponderExcluir