Bitcoin passa a ser usado como alternativa para pagamentos no exterior Segundo empresa especialista no tema, transação financeira com moeda virtual é vantajosa. Saiba o motivo
Desde 1º de janeiro de 2016, remessas para pagamentos no exterior devem ser taxadas em 25%. A decisão afeta empresas e pessoas que precisam fazer pagamentos de gastos com passagens e hotéis no exterior, ou pagamento de serviços, como desenvolvimento de software ou tradução, por exemplo.
Na prática, porém, o impacto no bolso do brasileiro é de 33%, pois empresas que recebem o serviço no exterior não costumam receber 25% a menos por causa da legislação brasileira. Para que um fornecedor no exterior receba US$ 1 mil dólares, um brasileiro precisa pagar US$ 1.330.
Como alternativa para pagamentos no exterior, pessoas e empresas estão usando a moeda digital bitcoin, afirma a Mercado Bitcoin. Somando-se as taxas pagas no Brasil, que ficam em menos de 2% e as taxas paga no exterior que ficam em torno de 1%, a transação é financeiramente vantajosa, mesmo levando em conta a possível variação de preço na cotação da moeda nos diferentes países.
Contudo, alerta a empresa, esse tipo de transação desperta dúvidas legais porque a remessa de dinheiro para o exterior é uma atividade regulada em diversos países, inclusive no Brasil.
De acordo com Rodrigo Batista, sócio do Mercado Bitcoin, empresa de intermediação de compra e venda de moedas digitais no Brasil o uso de bitcoins para transferir valores para outros países está em uma zona cinza da lei, e portanto, pode vir a sofrer algum tipo de regulação. “Acontece com as moedas digitais o mesmo que ocorre com outras tecnologias recentes. Elas costumam questionar leis criadas para um mundo não digital. A situação do bitcoin é semelhante à do Uber e WhatsApp, por exemplo”.
Batista ressalta ainda que, de acordo com esclarecimento da receita em seu site “é importante destacar que a incidência do Imposto de Renda (IR) não ocorre em todas as remessas ao exterior, restringindo-se, basicamente, aos casos em que ocorre pagamento associado a uma prestação de serviço (por exemplo, no caso de remessa para pagamento de hotel ou de pacote turístico)”.
BitKong Test your courageousness and win bitcoins from the big angry kong.
ResponderExcluirDON'T Forget: Claim free bitcoins every 10 minutes from the free faucet.